Cinco teasers

O trailer é uma arma de divulgação poderosa: atiça a curiosidade do público, instiga algum burburinho e reforça o interesse pelo filme. O teaser trailer, uma variação desse conceito, não se difere muito - em geral, ele antecipa a publicação do trailer propriamente dito -, sendo mais curto e funcionando como um aperitivo do trailer vindouro. Mas nem sempre foi assim. Até o começo do século ainda eram comuns os teasers feitos à parte da obra, como curtas-metragens que não necessariamente estavam inseridos no corte final. Aqui, listamos alguns dos mais memoráveis quando pensamos neste conceito.

O ILUMINADO (1980)
Stanley Kubrick fazia questão de participar da concepção dos trailers de seus filmes, jamais revelando muito, e inserindo neles o tom da narrativa. No caso de O Iluminado, um de seus filmes mais celebrados, ele fez questão de exibir o elevador do Hotel Overlook jorrando sangue.



Com a voz em off do Agente K (Tommy Lee Jones) descrevendo com sobriedade a missão da MIB, o trailer consegue exprimir bem o espírito jocoso presente no filme, ao mesmo tempo em que nos intriga com a inventividade da sua sinopse.



HANNIBAL (2001)
Mostrando quase nada, a chamada desta continuação de O Silêncio dos Inocentes exibe uma série de recomendações que não só prendem a atenção do espectador como fazem o pouco que é mostrado ter ainda mais relevância.



Sem dúvida, o melhor desta franquia é o esquilo Scrat, cuja primeira aparição deve ter sido responsável por uma bela parcela da bilheteria, neste que se tornou um clássico dos trailers.



HOMEM-ARANHA (2002)
O primeiro trailer do filme mostrava o Homem-Aranha capturando o helicóptero de um grupo de assaltantes, usando uma teia entre as duas torres do World Trade Center. Porém, após os atentados terroristas de 11 de setembro, o vídeo foi retirado dos cinemas.



Lembra de algum outro teaser marcante? Compartilhe com a gente, deixe o link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário