Para minha primeira crônica do blog, tive que pensar um bom tempo. Passaram-se várias ideias pela minha cabeça, o que por um lado é bom, pois tenho muitos temas, mas por outro é ruim, pois você não sabe qual escolher para o momento. Ao parar um pouco para relaxar, fui rever Jaspion - sim, eu sou velho, e se você não sabe o que é isso, clique aqui! Baixei todos os episódios, e assistindo o Tokusatsu (nome para essas séries japonesas), vendo Jaspion lutar com um monstro diferente por capítulo, me surgiu o tema para o meu texto:
MONSTROS!
Sim, monstros! Afinal, o cinema tem monstros conhecidíssimos, como Godzilla, King Kong, os Gremlins, Kraken de Piratas do Caribe entre tantos outros. Pra não ficar nos mais badalados, dei uma pesquisada e baixei alguns filmes sobre monstros, sejam mutações genéticas, alienígenas ou o que raio for, e fui assistindo para falar com um pouco mais de embasamento sobre eles! Aliás, uma regra meio que básica para assistir filmes de monstros é livrar-se de preconceito: salvo algumas exceções, não assista um filme com monstros esperando que seja uma história que você se emocione, que faça você tirar uma lição de moral ou que te faça pensar por mais algum tempo sobre como esse filme te influenciou. Simplesmente, veja-os por puro e mero prazer, seja para rir das teorias meio malucas, para reparar nos efeitos especiais ou apenas como um bom passatempo em que você quer apenas relaxar, sem precisar pensar ou se preocupar com nada.
Monstros de filmes geralmente mobilizam um arsenal inteiro com tanques, helicópteros, armas pesadas, napalms e até bombas atômicas para derrubá-los. Mas diferentemente disso, temos o peixe mutante de O Hospedeiro (Gwoemul), de 2006, o qual não foram usadas armas de fogo contra ele. As armas que realmente acabaram com ele foram oriundas dos irmãos da família Park, que por causa do monstro, tiveram a filha de um deles sequestrada e o pai morto. Misturando drama com um pouco de comédia, o filme não compromete de forma alguma. Acho que o maior ponto negativo desse filme foi por culpa minha mesmo: ao baixá-lo na internet, não percebi que estava dublado em inglês. Ou seja, vi um filme coreano, dublado em inglês e legendado em português (viva à Globalização).
![]() |
Monstro de O Hospedeiro |
Outros monstros tem como pontos fracos coisas que você não imaginaria de forma alguma. Imagine monstros "caretas", que tem como ponto fraco drogas? Tá rindo aí? Mas saiba que tem sim: vide os monstros de Prova Final (The Faculty), de 1998, e Grabbers (Grabbers), de 2012. No primeiro, de Robert Rodriguez, com atores ainda não tão famosos na época - como Elijaah Wood, Famke Janssen, Salma Hayek e Jordana Brewster, que futuramente seriam o Mr. Froddo, Jean Grey, Frida Kahlo e Mia Toretto da saga Velozes e Furiosos, respectivamente -, estudantes tentam impedir que alienígenas propaguem-se na Terra, tomando os corpos dos humanos como hospedeiros. Já em Grabbers, como a própria sinopse do filme diz, os moradores de uma Ilha irlandesa tem que ficar bêbados para serem salvos, pois o monstro não tolera álcool no sangue deles. Tem monstro mais politicamente correto do que esse? E quer local melhor do que na Irlanda, conhecida por ser uma terra de "beberrões", para esse filme ser rodado e vivenciado? Hahaha.
![]() |
Alienígena de Prova Final |
![]() |
Monstro de Grabbers |
Alguns monstros não precisam nem aparecer para tocar o terror: vide Cloverfield - Monstro (Cloverfield) e O Caçador de Troll (Trolljegeren). Os dois filmes são no estilo Found Footage e os monstros praticamente não aparecem durante o filme, mas afugentam as cidades as quais as películas são ambientadas. Mesmo assim, há diferenças entre os filmes. Em Cloverfield, o governo quer destruí-lo totalmente, sem dó e nem piedade, usando de todo o arsenal bélico possível, ao longo de um filme bem acelerado, no qual o monstro pode aparecer a qualquer momento - deixando o espectador meio tenso durante o longa -, enquanto que no norueguês O Caçador de Troll, o filme é cadenciado, com o caçador escolhendo hora e local para caçar os Trolls da região, além do fato de que o governo tenta encobrir o caso, chegando a ser até cômica a forma como tentam fazer isso. (Bônus para as belas paisagens da Noruega vistas no filme).
![]() |
O monstro de Cloverfield (preste atenção que ele aparece rapidinho no filme) |
![]() |
Um dos Trolls de O Caçador de Troll |
Pra não dizer que só falei de monstros malvados, vou terminar meu texto com três filmes que mostram monstros "bonzinhos": Os belíssimos Meu Monstro de Estimação (The Water Horse), O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) e Onde Vivem Os Monstros (Where the Wild Things Are). Eles não só encantam os olhos como também os marejam - assim como fizeram com os meus - por contar histórias singelas de amizade e superação das adversidades - explícitas ou implícitas -, vistas aos olhos de crianças (Angus, Ofélia e Max, respectivamente) que vencem seus problemas com a ajuda de seus amigos monstros. De brinde, os filmes tem fotografias belíssimas, que deixam você fascinado com as paisagens.
![]() |
O monstro (Crusoé, para os íntimos) de Meu Monstro de Estimação |
![]() |
O fauno do Labirinto do Fauno |
![]() |
Carol, um dos monstros de Onde Vivem Os Monstros |
E aí? Gostou? Comente aí embaixo!
Sentiu falta de algum monstro? Comente aí embaixo!
Não gostou? Bem...
Comente aí embaixo também! O importante é a sua participação!
E divulgue-nos! Faça esse blog crescer!
Abraços pros manos, beijos pras minas! Valeu e até a próxima!